Peregrinos.pt

Meditações para o caminho

Dia 02

As Provações Não São Obstáculos

Leitura da 1ª Epístola de Pedro 1, 6 

‘É por isso que sentem alegria, embora seja necessário por algum tempo sofrerem diversas provações.’

Uma reflexão de Rick James

Se um grupo de ateus militantes entrasse na tua sala, te amarrasse e ameaçasse matar-te caso renunciasses à tua fé, certamente darias conta de que estás a passar por uma provação. O problema é que as nossas provações espirituais normalmente não vêm em contextos tão óbvios. Frequentemente, são lutas típicas do dia-a-dia, em contextos circunstanciais, relacionais, em situações de falta de saúde, ou alguma outra área de carência ou incapacidade da nossa parte.

Em 1 Pedro 1,6 e Tiago 1,2, tanto Pedro como Tiago mencionam “provações de vários tipos”. O seu ponto é que as provações podem ser longas, curtas, emocionais, físicas, mentais ou circunstanciais, e vêm com diferentes graus de dificuldade. As nossas provações vêm de todas as formas e tamanhos e nem sempre surgem em “embalagens espirituais.”

Se te encontrares numa circunstância difícil ou limitante, que te faça sofrer, considera-te numa provação; não é algo aleatório (foi permitido por Deus) e pode contribuir para o teu crescimento espiritual.

A maioria das provações parece, à primeira vista, apresentar-se como obstáculos que nos impedem de viver uma vida piedosa. Na realidade, as provações não são obstáculos (embora frequentemente nos pareçam assim), mas sim o combustível para atingirmos os nossos objetivos. Muitas vezes, quando pedimos por maior santidade, parece que o mundo desaba ao nosso redor. As nossas reações podem fazer-nos sentir mais impiedosos do que nunca.

É fundamental perceber que, embora essas provações possam resultar em contratempos momentâneos para o nosso progresso visível na fé, elas são, em última análise, o combustível que precisamos para alcançar o nosso destino. Elas constroem nas nossas vidas paixão, perseverança e uma mudança de caráter mais profunda, que vai muito além da mudança de comportamento superficial que queríamos manifestar nas nossas vidas. Muitas vezes, Deus responde à nossa oração por maior santidade, não proporcionando melhores circunstâncias que nos ajudem a atuar melhor, mas enviando provações.

Reflexão: Por vezes, é difícil entender as razões pelas quais certas provações vêm às nossas vidas. Tira uns momentos para trazer a Deus as tuas dúvidas, medos e a dor causada pelas lutas com as quais te tens debatido.

Próximo dia

Dia anterior